FecharX

Sete objetos que vão deixar sua casa com ar retrô

Gosta da moda vintage? Veja dicas para decorar sua casa



Créditos da imagem: Divulgação
Main 182437 maquina de escrever
Máquina de escrever dá a casa um charme
Redação Sou BH
22/01/15 às 21:04
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Sabe aquela máquina de costura que sua bisavó deixou para sua mãe e você achava que só ficaria bem em um museu? Pois é. Tem muita gente por aí que pagaria muito por ela, para usar como objeto de decoração. A moda vintage está em alta não apenas em roupas, mas também nos móveis e nos objetos. Algumas marcas de eletrodomésticos, inclusive, reinventaram, dando uma cara de “velharia” aos seus produtos, com tecnologia e qualidade bem modernas.

Selecionamos sete objetos que foram auge no passado e que, com certeza, não vão deixar sua casa fora de moda:

Vitrola

É possível encontrar originais da década de 1950 em brechós ou antiquários. Mas algumas marcas já desenvolveram o produto com um ar moderno e tecnológico. Algumas aceitam até CDs e pen drives.

Geladeira

As amarelas, vermelhas ou azuis (aquele azul claro, quase cor de piscina) foram o auge nas décadas de 1950 e 60. Elas também foram reinventadas, ganhando um design mais moderno e melhor: mais econômicas que as das nossas avós.

Polaroid

São queridas pelos amantes da fotografia. A revelação instantânea da imagem faz da câmera uma das mais procuradas para compra na internet. Atualmente, elas podem ser encontradas em lojas especializadas em fotografia ou em sites de compras.

Máquina de escrever

Os escritores tem uma grande paixão por elas. É difícil, porém, encontra-las em lojas para comprar. Normalmente, são objetos de colecionadores, ou disputadas mercadorias de brechó, mas dão à casa um charme e um ar de intelectualidade.

Porta retrato

Recentemente, uma empresa resgatou a forma de porta retratos antigos, com molduras grossas e desenhadas, como nos tempos da realeza. É possível encontra-los em papelarias e lojas de decoração, em diversas cores. Podem enfeitar paredes ou até a escrivaninha e mesa da sala.

Xícaras

Que tal um chá? As xícaras de louça deixam qualquer momento mais gostoso. Normalmente não são baratas, e precisam de um cuidado dobrado para não quebrarem. Ficam bem no café da tarde ou em uma cristaleira (também vintage) enfeitando a sala de jantar.

Telefone

Eles até lembram um elefante, mas são, na verdade, aparelhos telefônicos. Se você tiver algum que funciona, com o discador em forma circular, tire da gaveta e já coloque em uso. Algumas empresas, inclusive, fabricam o aparelho para telefonia fixa. Também é possível encontra-los como suporte para telefone móvel.

Todos esses objetos são lindos, mas é preciso ter cuidado para combinar. Lembrando que, como manda a regra da decoração: menos é mais.